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Especialidades

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Fonoaudiologia 

Sabemos que é delicado o momento que precisamos lidar com alguma dificuldade de nossos filhos, e nesse momento é necessário a orientação de profissionais especialistas e atualizados para conduzir a um tratamento mais adequado e eficiente.

A equipe de Fonoaudiologia do Espaço Multiterapêutico possui formação e certificação nos modelos de terapia mais atualizados para a terapia fonoaudiológica.

Entre eles estão: O PROMPT, Intervenção Precoce MODELO DENVER e DIR/FOORTIME.

Através da aplicação destes modelos conseguimos obter melhores resultados no tratamento dos nossos pacientes.

Somos especialistas no atendimento de crianças com atraso de linguagem, trocas na fala, TDL(Transtorno do desenvolvimento de linguagem), TEA (Transtorno do Espectro Autista), TDAH (Transtorno de déficit de atenção e Hiperatividade), Síndrome de Down e Apraxia de fala na infância.

Atuamos na área de estimulação precoce em linguagem e fala, motricidade orofacial e alimentação infantil.

O processo terapêutico inicia com a avaliação fonoaudiológica e após é  estabelecido um plano terapêutico individualizado. São traçados objetivos específicos para cada criança e também  será avaliada a melhor abordagem no tratamento.

Estimulação Precoce

A chegada de um bebê é sempre um momento muito especial na vida de cada família. Por isso, ao descobrir  que nosso filho demostra algum atraso do desenvolvimento ou alguma patologia, é necessário encontrar profissionais acolhedores e especializados na melhor condução e tratamento para desenvolver todas as potencialidades do bebê de forma preventiva.

A equipe do Volar Espaço Multiterapêutico tem profissionais com mais de 20 anos de experiência na Atenção Precoce além de atualizações com as certificações mais modernas e eficazes.

Formações em Modelo Denver de Estimulação Precoce, Master em Atenção Precoce, PREAUT, Master em TEA (transtorno do espectro autista), entre outras.

A equipe é especializada em atendimento da criança pequena e suas famílias com ampla interlocução com pediatras e neuropediatras obtendo assim uma visão mais ampla e assertiva no tratamento.

Trabalhamos com crianças com Atraso no desenvolvimento, TEA, síndromes ou erros inatos do desenvolvimento.

O processo terapêutico envolve a acolhida parental, a orientação e o desenvolvimento global de todas as potencialidades das crianças em atendimento. Após uma avaliação e uma coleta de dados as estratégias de atendimento são traçadas de forma individualizada e seguindo a abordagem que melhor possa auxiliar o desenvolvimento desse bebê ou criança pequena.

Psicologia Infantil

A Volar oferece um cuidado psicológico integrado, respeitando as singularidades de cada sujeito por meio de diferentes abordagens clínicas baseadas em evidências. Entre elas estão a Psicoterapia Analítica (linha psicanalítica), a Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC), a Análise do Comportamento (ABA) e a Avaliação Neuropsicológica, todas direcionadas ao fortalecimento da saúde emocional, cognitiva e comportamental das crianças.

A Psicoterapia Analítica é um processo profundo de autoconhecimento, conduzido pelo terapeuta, que permite ao paciente compreender melhor suas motivações internas, fantasias e medos (reais ou imaginários), que, ao longo do tempo, podem se manifestar em sintomas e comportamentos desadaptativos. A partir de uma escuta acolhedora e livre de julgamentos, o paciente tem a oportunidade de construir novas formas de se relacionar consigo mesmo, com os outros e com o mundo ao seu redor.

A Terapia Cognitivo-Comportamental (TCC) atua de forma estruturada e focada no presente, buscando identificar pensamentos automáticos, padrões de pensamento disfuncionais e comportamentos que contribuem para o sofrimento emocional. Por meio de estratégias como psicoeducação, reestruturação cognitiva, treino de habilidades sociais e resolução de problemas, a TCC auxilia o paciente no desenvolvimento de recursos internos para lidar com dificuldades emocionais e comportamentais, promovendo mudanças concretas no cotidiano.

A Análise do Comportamento Aplicada (ABA), frequentemente aplicada no atendimento a pessoas com TEA, TDAH ou outros quadros do neurodesenvolvimento, concentra-se na observação direta dos comportamentos e na análise da relação entre os estímulos ambientais e as respostas emitidas pelo indivíduo. Os atendimentos baseiam-se em princípios da ciência do comportamento, com estratégias planejadas a partir de objetivos funcionais e mensuráveis. Reforços positivos, treino de habilidades adaptativas, comunicação funcional e análise funcional do comportamento são recursos amplamente utilizados.

A Avaliação Neuropsicológica é indicada quando há necessidade de compreender, de forma mais aprofundada, o funcionamento cognitivo, atencional, emocional e comportamental do paciente. Utilizando instrumentos validados, esse processo permite identificar possíveis déficits, potencialidades e o impacto dessas condições no dia a dia, subsidiando encaminhamentos terapêuticos mais precisos e personalizados.

Independentemente da abordagem utilizada, todo processo terapêutico na Volar inicia com uma etapa de avaliação inicial, essencial para compreender a história de vida do paciente, suas queixas, conquistas, medos, sintomas e possibilidades ainda não exploradas. No caso das crianças, essa etapa envolve também a escuta dos pais ou responsáveis, que são peças fundamentais na compreensão do funcionamento infantil e na construção de estratégias mais eficazes no ambiente familiar.

O tratamento é sempre adaptado à faixa etária e à condição do sujeito. Se com os adultos trabalhamos por meio da fala e da reflexão, com as crianças utilizamos recursos como brincadeiras, jogos simbólicos, atividades estruturadas e o lúdico para favorecer a expressão de emoções, vivências e dificuldades. Em todos os casos, a construção do vínculo terapêutico é valorizada como parte essencial do processo de mudança.

Em algumas situações, a integração entre abordagens, como o uso de técnicas da Terapia Comportamental, intervenções psicossociais e apoio psicoeducacional, é adotada com o objetivo de consolidar os resultados e ampliar os recursos terapêuticos disponíveis.

A psicoterapia é um processo potente e transformador, acessível a todos que buscam compreender melhor a si mesmos e viver com mais equilíbrio emocional, autonomia e bem-estar. Na Clínica Volar, realizamos psicoterapia em diferentes quadros que demandam apoio psicológico. Pessoas que enfrentam transtornos de ansiedade, depressão, dificuldades de aprendizagem, TEA, TDAH, conflitos familiares, perdas, lutos ou desafios nos relacionamentos podem encontrar no acompanhamento psicológico uma oportunidade real de desenvolvimento e fortalecimento pessoal.

Psicomotricidade

A psicomotricidade é a área que trabalha a articulação dos aspectos emocionais, motores e cognitivos. Nela a criança desenvolve as capacidades necessárias para um desenvolvimento harmônico num ambiente lúdico e desafiador.

Os pilares da psicomotricidade visam à estimulação  dos aspectos  afetivos motores e cognitivos, ou seja,  o desejo de fazer;  o poder fazer  e a capacidade de fazer. Trabalhando a integração dessas áreas, para auxiliar as crianças com atrasos  a desenvolver a motricidade ampla e fina, a consciência corporal, as relações do ETO (espaço, tempo e objeto) em relação ao próprio  corpo e entre eles para  assim auxiliar no sucesso das práxis necessárias para desenvolver toda sua capacidade.

É uma atividade lúdica, que desperta muita atenção e colaboração da criança, auxiliando na sua autonomia.

Psicopedagogia / Neuropsicopedagogia 

Avaliação psicopedagógica/ neuropsicopedagógica tem como objetivo entender como o sujeito aprende e investigar as causas para os problemas e dificuldades que transcorrem durante o processo de ensino-aprendizagem da criança, adolescente ou adulto, considerando os aspectos biológicos, emocionais, familiares e escolares.
O tempo necessário para realizar a avaliação psicopedagógica/ neuropsicopedagógica irá depender de cada caso. Em media geral é de 8 a 10 sessões. Com base nos dados obtidos na avaliação, o psicopedagogo ou neuropsicopedagogo define o plano de intervenção adequado às necessidades identificadas.
A quantidade de sessões e o trabalho a ser desenvolvido varia de pessoa para a pessoa, pois estão diretamente relacionadas à dificuldade e ou distúrbio apresentado pelo paciente.
O acompanhamento psicopedagógico/ neuropsicopedagógico é indicado a todos sujeitos que apresentam TDAH, transtorno do espectro autista (TEA) discalculia, disgrafia , dislexia e outros problemas de aprendizagem.
É comum que a intervenção psicopedagógica/ neuropsicopedagógica seja realizada em parceria com outros profissionais, como psiquiatra, neurologista, fonoaudióloga entre outros, depende do caso e das necessidades de cada paciente.

Terapia Ocupacional

O terapeuta Ocupacional é um profissional dotado de formação nas áreas de saúde e sociais. Através do tratamento busca auxiliar as pessoas com limitações físicas, mentais, cognitivas, afetivas, perceptivas, psicomotoras e que apresentem temporariamente ou definitivamente dificuldade de inserção ou participação na vida da sociedade a terem uma vida o mais independente possível e a aprenderem a valorizar o seu próprio potencial.

Inicialmente será realizada uma avaliação do cliente buscando identificar alterações nas suas funções e que interfiram no seu desenvolvimento e na sua independência em relação as atividades de vida diária, sociais, de trabalho, de aprendizagem e de lazer. Considerando sua faixa etária e/ou de desenvolvimento, sua formação pessoal, familiar e social será realizado um projeto terapêutico para cada indivíduo, que está baseado na atividade humana como recurso terapêutico. Utilizam-se várias atividades para ajudar o indivíduo a conviver de forma ativa no seu meio físico e social.de acordo com suas capacidades.

O termo ocupacional presente na nomenclatura “terapia ocupacional “não se refere a trabalho ou emprego, mas sim a todas as tarefas em que o cliente esteja envolvido. Assim estas atividades(ocupações) variam de acordo com as condições, necessidades e idade de cada cliente. No caso da terapia ocupacional para crianças as ocupações relevantes consistem em brincadeiras ( que estarão trabalhando as questões do desenvolvimento como: percepção, psicomotricidade, cognição, desenvolvimento conceitual, memória, habilidades físicas e sociais) e aprendizagens (que envolvem não apenas aquelas relacionadas com aptidões escolares, mas também com atividades de vida diária como alimentação, higiene, vestuário). Em relação aos adolescentes, além de reforçar as anteriormente citadas, utiliza-se atividades que promovam o senso de aceitação, de integração com seus pares, de maior independência em relação a seus pais, de maior autonomia em relação a sua vida.

Desta forma a terapia ocupacional é responsável pela avaliação e tratamento das ocupações cotidianas em diferentes áreas, tais como: cuidados pessoais (higiene, alimentação, vestuário), relações sociais, atividades produtivas (de trabalho e escolares),e entretenimento (jogos e atividades de lazer), utilizando como recurso terapêutico as mais variadas atividades humanas, buscando orientar a participação do indivíduo em atividades selecionadas para desenvolver, fortalecer ou restaurar capacidades que interferem no desenvolvimento e na independência do cliente em relação às atividades de vida diária, sociais, de trabalho e lazer.

Musicoterapia

Ah, a Música!!! Como já disse o filósofo alemão Nietzsche, “ Sem música, a vida seria um erro”. Sim, ela encanta a todos nós! Invadindo nossas mentes, nossas almas e nossos corações. Evocando memórias de afeto  ou simplesmente embalando nossas vidas, e criando para cada um de nós, uma trilha musical. Sendo inerente ao ser humano, ela é capaz de estimular e despertar emoções, sentimentos e sensações.  A música dialoga com todos as áreas do conhecimento, desde a filosofia, psicologia, matemática e até mesmo a medicina. Neste caso, a música utilizada como ferramenta terapêutica também possui o seu próprio campo de conhecimento chamado de Musicoterapia.

Segundo a UBAM (União Brasileira das Associações de Musicoterapia),  musicoterapia “é um campo de conhecimento que estuda os efeitos da música e da utilização de experiências musicais, resultantes do encontro entre o/a musicoterapeuta e as pessoas assistidas”.

É uma prática com música no contexto clínico de tratamento, reabilitação, e/ou prevenção de saúde e bem estar de um grupo ou um indivíduo, na busca de melhor qualidade de vida.  Sua natureza é multidisciplinar e também interdisciplinar, formando parcerias com diversas áreas da saúde, como a psicologia, psiquiatria,  fisioterapia,  fonoaudiologia, neuropediatria, entre outras.

Neuropsicologia

Avaliação neuropsicológica compreende a investigação de diferentes domínios cognitivos como: memória, atenção, linguagem, capacidade de planejamento, de cálculo, de raciocínio lógico, de julgamento, percepção visual e destreza visuo-motora. Contribui também  para elucidar diagnósticos, proporcionar planejamento de intervenções terapêuticas de diversas áreas (psicologia, medicina, fonoaudiologia, pedagogia, psicopedagogia, psicomotricidade),  acompanhar a evolução da reabilitação, objetivando tornar a pessoa funcional em seu dia a dia.

No caso de crianças e adolescentes, a avaliação é indicada quando se suspeita de um déficit cognitivo, problemas de aprendizagem, queixa de desatenção e agitação, distúrbio de comportamento, TDAH, alterações do desenvolvimento e outros.

O tempo necessário para realizar a avaliação neuropsicológica, irá depender de cada caso. Em média geral é de 8 a 10 sessões, podendo variar para mais ou para menos.

É importante não confundir avaliação neuropsicológica com a mera administração de testes neuropsicológicos. Avaliação neuropsicológica não é só isso!

“A avaliação neuropsicológica não é apenas a aplicação de testes e sim a interpretação cuidadosa dos resultados somada a análise da situação atual do sujeito e contexto em que vive (Maria Joana Mader)”.

Fisioterapia

O desenvolvimento neuropsicomotor é representado pela adequada coordenação entre todos os sistemas do corpo humano, permitindo a aquisição progressiva de capacidades motoras, cognitivas e sociais, de modo ordenado e sequencial (Figueiras). Entretanto, algumas condições clínicas durante a gestação (doenças maternas, presença de síndromes, cardiopatia congênita, prematuridade, entre outros) ou eventos adversos após o nascimento (traumas, doenças adquiridas, privação ou estímulo inadequados, AVE, etc) podem interferir nessa continuidade de aquisições. 
Evidências científicas indicam que a primeira infância é um momento crítico de potencialidade cerebral, quando os benefícios das intervenções de desenvolvimento são amplificados e os efeitos deletérios das condições clínicas causadoras dos atrasos podem ser amenizados (Nelson CA, 2000; Tierney AL, 2009; Shonkoff, 2000). 
As aquisições de habilidades motoras adequadas para cada idade, são fundamentais para o pleno desenvolvimento de demais habilidades da criança, como a linguagem (Houwen S, 2016), o desenvolvimento cognitivo (Liu T-Y2021), interação social (Katagiri M, 2021) e desempenho acadêmico (Bornstein MH,2013). Nesse contexto a Fisioterapia, tem por objetivo avaliar e intervir nas alterações neuromotoras. Isso se dá através de avaliações constantes, através das quais o fisioterapeuta identifica as necessidades específicas da criança como alterações de tônus, ativações musculares inadequadas, alterações nos padrões de movimento e coordenação entre outros.  Dessa maneira, esse profissional proporcionará um plano de tratamento individualizado e direcionado às necessidades de cada momento da criança. 

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